O que é Front End e Back End? Tudo sobre as duas áreas!

Também vale destacar que front end e back end são conceitos centrais quando falamos de produtos digitais e aplicativos, por isso, continuam relevantes atualmente. Além disso, o PHP é muito conhecido por sua interface simples com servidores web, facilitando a comunicação entre a aplicação e o servidor de hospedagem. Embora existam outras linguagens de programação que também podem ser usadas para desenvolvimento web, o PHP é uma opção popular e é suportado por muitos provedores de hospedagem web. A segurança de back-end se concentra na proteção de dados em armazenamento e trânsito. Todos os aspectos de autenticação, controle de acesso e segurança da sessão são gerenciados. Ela abrange todos os serviços de back-end, incluindo bancos de dados conectados, APIs e linguagens de programação do lado do servidor.

O Front-End lida com o design, a estrutura e a funcionalidade do site, garantindo uma experiência agradável e intuitiva para o usuário. Ele é responsável por traduzir o código e os dados em elementos gráficos, como botões, menus, formulários, imagens e animações. Para realizar essas tarefas, os desenvolvedores Front-End utilizam linguagens de marcação, como HTML, folhas https://500px.com/p/wojis64155 de estilo, como CSS, e linguagens de programação, como JavaScript. No back-end você vai precisar ter uma boa noção de infraestrutura e entender de segurança para não ter o sistema facilmente hackeado ou liberar informações indesejadas. Já no front-end, você vai ser um profissional medíocre se não dominar algum framework e não tiver uma boa noção de UI e UX.

Guia do HTML e CSS

No caso, se serão voltadas ao desenvolvimento de sistemas online, é aí que aparece o desenvolvedor Front-End e Back-End. Para criar esses elementos visuais, o programador front-end utiliza diversas tecnologias, como HTML (Hypertext Markup Language), CSS (Cascading Style Sheets) e JavaScript. O HTML é a linguagem de marcação que define a estrutura da página, ou seja, quais elementos serão exibidos e como eles se relacionam. Já o CSS é responsável pela estilização da página, definindo cores, tamanhos, posicionamento e outros aspectos visuais. O JavaScript é uma linguagem de programação que permite adicionar interatividade à página, criando animações, validando formulários, entre outras funcionalidades. A programação é uma área em constante evolução, com novas tecnologias surgindo a cada dia.

diferença entre back end e front end

De forma simples, as APIs fazem a integração entre diferentes aplicações ou sistemas, compartilhando informações e dados entre eles. A intenção dela é permitir uma troca de dados que automatize processos manuais e permita a criação de novas funcionalidades dentro do site. Sendo assim, o programador back-end é aquele que constrói a estrutura interna, organizando as informações, armazenando dados e fazendo com que a página responda sempre com sucesso e segurança. Se front-end diz respeito ao lado externo do projeto, o back-end é o contrário.

Conexão entre marketing e programação

Apesar de serem igualmente importantes e estarem no mesmo universo, as atribuições são distintas. Por isso, é fundamental saber a fundo quais são as diferenças entre back-end e front-end. Mas, se a pessoa usuária quiser agendar uma consulta para segunda-feira às 9 horas da manhã https://www.ceibse.edu.uy/profile/cabole1899/profile e essa for uma opção viável, podemos fazer o agendamento. O back-end receberá os dados enviados e os armazenará em algum lugar para consulta futura, validação ou até mesmo alterações. Imagina que o médico não possa atender na data agendada, será necessário remarcar a consulta.

  • Pense no front-end como o exterior de um carro e no back-end como todo o maquinário interno.
  • Eles desvendam os pontos problemáticos do usuário à medida que interagem com o aplicativo.
  • Para realizar essas tarefas, os desenvolvedores Front-End utilizam linguagens de marcação, como HTML, folhas de estilo, como CSS, e linguagens de programação, como JavaScript.
  • Seus principais objetivos de desenvolvimento são criar uma arquitetura confiável que execute as funções do aplicativo com precisão e eficiência.
  • O CSS personaliza o layout e oferece cores, otimização de fontes, configuração de imagens e outras definições para dar um estilo, uma roupagem.

Ou ainda pode optar por fazer as duas funções e seguir uma carreira como profissional full-stack, com ainda mais possibilidades de emprego. Pessoas de todas as outras áreas em um time de TI podem se beneficiar com o conhecimento https://visbn.mn.co/posts/54109732 dessas áreas essenciais. A queridinha das pessoas que lidam com Data Science também se aplica muito bem no universo do back-end. Python permite uma programação limpa, fácil de entender e de manter também.

vantagens de desenvolver um e-commerce sob medida

A parte mais robusta e complexa da lógica de programação de um site vai ser definida pelo que chamamos de back-end. Trata-se das funções dos bastidores de uma aplicação web, a infraestrutura por trás do que está visível para as pessoas usuárias. Discutimos um pouco sobre as diferenças entre o desenvolvimento front-end e back-end. Você pode optar por seguir um lado mais próximo da pessoa usuária, design de interfaces ou validações e regras de negócio. Um framework baseado em JavaScript que faz o back-end tanto de sites, como de aplicativos móveis. Mas nem todas as tecnologias back-end são voltadas para esse objetivo, por isso, é válido estudar cada uma delas antes de começar a efetivamente programar.

Por ser um campo de conhecimento complexo, o desenvolvimento web é dividido em setores. Dessa forma, os profissionais podem focar em diferentes aspectos e construir produtos mais completos, aliando aspectos visuais e funcionais a uma ótima experiência para o usuário. Outra função importante do back-end é a criação de APIs (Application Programming Interfaces), que são interfaces de programação que permitem a comunicação entre diferentes sistemas e aplicações.